Prefeitura de Paço do Lumiar inicia Campanha de Vacinação contra Dengue
Prefeitura de Paço do Lumiar inicia Campanha de Vacinação contra Dengue
Prefeitura de Paço do Lumiar inicia Campanha de Vacinação contra Dengue.
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, na terça-feira (20), a Campanha de Vacinação Contra a Dengue. Nesta primeira etapa, as doses estarão disponíveis nas UBS Maiobão, Tambaú, Santa Rita de Cássia, Paranã, Cafeteira, Nossa Senhora da Luz e Maioba.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, a imunização será destinada, inicialmente, a pessoas de 10 a 11 anos de idade que residem no município de Paço do Lumiar. Para vacinar, é necessário que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentem documento oficial com foto do responsável e da criança, cartão de vacina e comprovante de residência.
A Chefe do Departamento de Imunização da Semus, Layla Trindade, explica que, na nota técnica emitida pelo Ministério, o esquema vacinal é composto pela aplicação de duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Pessoas que estejam infectadas pela dengue devem aguardar o período de seis meses para receber o imunizante.
Layla Trindade destaca ainda que o documento determina que a vacina pode ser administrada de forma simultânea com outras imunizações do calendário nacional, exceto com vacinas de vírus vivo ou atenuado, como o imunizante contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral.
A secretária Municipal de Saúde, Danielle Oliveira, endossa que a Prefeitura de Paço do Lumiar está executando ações de prevenção e monitoramento do Aedes Aegypti, principalmente nas áreas de risco. “O imunizante Qdenga veio para reforçar o trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias. A equipe da Vigilância Sanitária vem realizando um serviço de grande relevância no município”, pontua a secretária.
Além da imunização, equipes de Controle às Arboviroses da Semus também têm intensificado os trabalhos de prevenção e monitoramento por meio de visitas domiciliares para orientação da população e tratamento de reservatórios, inspeção das áreas de risco e levantamento das regiões com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti.
Locais de vacinação: UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Santa Rita de Cássia; UBS Paranã; UBS Cafeteira; UBS Nossa Senhora da Luz; UBS Maioba.
Comentários (0)