cover
Tocando Agora:

FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís

FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís

FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís
FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís (Foto: Reprodução)

Neste domingo(08), uma vasta programação foi realizada para celebrar os 412 anos de fundação da capital maranhense, entre elas, a Procissão dos Orixás, que é organizada pela Federação de Umbanda e Cultos Afros do Estado do Maranhão – FUCABMA em parceria com o boi da Lua.


Além do aniversário da cidade, o evento que objetiva render homenagens a Dão Luís Rei de França, entidade que se inspira no rei que deu nome à capital maranhense e, ainda, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, reuniu simpatizantes e adeptos das religiões de matrizes africanas, na Praça Pedro II, na área central.


Vestindo indumentárias típicas, um grupo de crianças representou a corte imperial do Divino Espírito Santo, que também contou com a participação das caixeiras. Integrantes de terreiros cantaram hinos da Umbanda e de louvação a Oxalá e Iemanjá.


À frente da procissão, pedindo proteção, paz e muita saúde,  Astro de Ogum(PCdoB), que também é pai de santo. O vereador, que é filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, ratifica que o ritual é uma forma de realizar a limpeza espiritual da cidade.


“Cumprimos essa rotina há mais de 50 anos. A lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, uma das mais antigas da cidade, nos permite promover o congraçamento entre os cultos de matriz africana. Neste momento, não discutimos religião, muito menos a intolerância de quem quer que seja. Estamos reunidos movidos pela fé,  pedimos paz, saúde e harmonia”, disse.


Na saída, pétalas de rosas foram jogadas pelo helicóptero do CTA. Durante todo trajeto da caminhada, que percorreu às Ruas dos Afogados e Egito, Praça João Lisboa, 14 de Julho e Palma até chegar ao Largo do Desterro, doutrinas foram entoadas pelos peregrinos.


Dentro da igreja, houve a saudação à corte do Divino e aos adores com às imagens de São Luís Rei de França (gentil nagô Dom Luís Rei de França), Santa Bárbara (Iansã), Nossa Sra da Conceição (Iemanjá e Oxum) e São Sebastião (Oxóssi).


Em um rápido discurso, o edil ludovicense externou as dificuldades para manter viva a tradição e agradeceu o apoio do Governador Carlos Brandão(PSB0. Ele finalizou evidenciando o comportamento misógino do prefeito Eduardo Braide(PSD) e, ainda, lamentou a falta de amor e a intolerância, que tem ocasionado o aumento significativo de atos violentos por conta da intolerância religiosa.


Em respeito aos presentes, o governador Carlos Brandão(PSB) saiu, saudou todos na pessoa do vereador Astro de Ogum e ratificou o apoio do Executivo Estadual para fortalecer a religião no Estado. 


Após a lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, sob a proteção dos guias e orixás, os tambores e cabaças, além das caixas, rufaram para homenagear voduns, orixás e a encantaria maranhense.

Comentários (0)