FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís
FAZENDO BONITO: Sob o comando de Astro de Ogum, Procissão do Orixás arrasta multidão no centro histórico de São Luís

Neste domingo(08), uma vasta programação foi realizada para celebrar os 412 anos de fundação da capital maranhense, entre elas, a Procissão dos Orixás, que é organizada pela Federação de Umbanda e Cultos Afros do Estado do Maranhão – FUCABMA em parceria com o boi da Lua.
Além do aniversário da cidade, o evento que objetiva render homenagens a Dão Luís Rei de França, entidade que se inspira no rei que deu nome à capital maranhense e, ainda, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, reuniu simpatizantes e adeptos das religiões de matrizes africanas, na Praça Pedro II, na área central.
Vestindo indumentárias típicas, um grupo de crianças representou a corte imperial do Divino Espírito Santo, que também contou com a participação das caixeiras. Integrantes de terreiros cantaram hinos da Umbanda e de louvação a Oxalá e Iemanjá.
À frente da procissão, pedindo proteção, paz e muita saúde, Astro de Ogum(PCdoB), que também é pai de santo. O vereador, que é filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, ratifica que o ritual é uma forma de realizar a limpeza espiritual da cidade.
“Cumprimos essa rotina há mais de 50 anos. A lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, uma das mais antigas da cidade, nos permite promover o congraçamento entre os cultos de matriz africana. Neste momento, não discutimos religião, muito menos a intolerância de quem quer que seja. Estamos reunidos movidos pela fé, pedimos paz, saúde e harmonia”, disse.
Na saída, pétalas de rosas foram jogadas pelo helicóptero do CTA. Durante todo trajeto da caminhada, que percorreu às Ruas dos Afogados e Egito, Praça João Lisboa, 14 de Julho e Palma até chegar ao Largo do Desterro, doutrinas foram entoadas pelos peregrinos.
Dentro da igreja, houve a saudação à corte do Divino e aos adores com às imagens de São Luís Rei de França (gentil nagô Dom Luís Rei de França), Santa Bárbara (Iansã), Nossa Sra da Conceição (Iemanjá e Oxum) e São Sebastião (Oxóssi).
Em um rápido discurso, o edil ludovicense externou as dificuldades para manter viva a tradição e agradeceu o apoio do Governador Carlos Brandão(PSB0. Ele finalizou evidenciando o comportamento misógino do prefeito Eduardo Braide(PSD) e, ainda, lamentou a falta de amor e a intolerância, que tem ocasionado o aumento significativo de atos violentos por conta da intolerância religiosa.
Em respeito aos presentes, o governador Carlos Brandão(PSB) saiu, saudou todos na pessoa do vereador Astro de Ogum e ratificou o apoio do Executivo Estadual para fortalecer a religião no Estado.
Após a lavagem da escadaria da Igreja do Desterro, sob a proteção dos guias e orixás, os tambores e cabaças, além das caixas, rufaram para homenagear voduns, orixás e a encantaria maranhense.
Comentários (0)